O UNIVERSO FEMININO EM ANTÓNIO AURÉLIO GONÇALVES


A obra mereceu a atribuição pelo júri, presido pelo Prof. Doutor Brito Semedo, do Prémio Sena Barcelos, criado pelo IC-CCP e pela Associação de Escritores Cabo-verdianos e que distingue anualmente um trabalho de investigação nas áreas da História e da Cultura Cabo-verdiana.
Desenvolvido no quadro da obtenção do grau de Mestre em Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o ensaio desenvolve aspectos em torno da moldura histórica de António Aurélio Gonçalves e do seu lugar estético, bem como o papel do feminino na sua obra, mergulhada na temática urbana do Mindelo. Conforme afirma o Prof. Doutor Alberto Carvalho no prefácio de que é autor, “Maria João Gama corta transversalmente as obras abrangidas pelas três fases de produção de A.A. Gonçalves, tendo por mais visível efeito uma abordagem que também vale pelo seu sentido pedagógico.”

MARIA JOÃO GAMA foi locutora e apresentadora da RTP Internacional, RTP África, RTP 1 e RTP 2, trabalhando em dezenas de programas informativos e recreativos. Efectuou ainda, regularmente, reportagens em países europeus, africanos e nos Estados Unidos da América onde foi agraciada pelo Senado do Estado de New Jersey pelo desenvolvido junto da comunidade portuguesa em Newark. Actualmente é autora e apresentadora de programas na RTP Memória.

Autora: Maria João Gama

Editor: IC – CCP Praia
Ano de edição: 2009

(fonte: Instituto Camões)

Sem comentários: