A DEMOCRACIA EM CABO VERDE


Ensaio

"Em alguns dos textos do presente trabalho, defendemos, umas vezes directamente, outras por dedução lógica, que a cultura cabo-verdiana representa um caso de mestiçagem altamente particularizante. Ao fazê-lo centramos a nossa análise no influência marcante dos apports da civilização ocidental nas terras e gentes de Cabo Verde e que vêm contribuindo, progressivamente, para subalternizar o regionalismo africano, que é conferido ao arquipélago tanto pela geografia, como pelas subjacências culturais originárias. Cabo Verde é um caso de regionalismo africano que, feliz ou infelizmente, tende a sê-lo cada vez menos, na medida em que a sua dinâmica política e sociocultural se torna cada vez mais dependente e tributária dos valores da civilização ocidental, tanto os que são importados e incorporados diariamente, como aqueles que estão inscritos no código genético da usa existência como entidade humana."

ONÉSIMO SILVEIRA nasceu em 1935, em São Vicente, Cabo Verde. Conclui o doutoramento em Ciências políticas, na Universidade de Uppsala (Suécia), em 1976, ano em que começou a trabalhar na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, na UNSO.
Em 1977, transitou para o UNHCR, com estatuto de diplomata, onde permaneceu até Dezembro de 1990. Nessa Agência trabalhou como Representante na Somália, em Angola e em Moçambique.
Em 1992, tornou-se o primeiro Presidente eleito na Câmara Municipal de São Vicente, permanecendo no cargo até 2001.
Em 2002, suspendeu o seu mandato de deputado à Assembleia Nacional de Cabo Verde e aceitou a sua nomeação para Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cabo Verde em Portugal, Israel, Espanha e Marrocos. Tem inúmeros trabalhos publicados no campo da literatura (novela, poesia e romance) e do ensaio (política, sociologia e antropologia). Traduziu diversas obras de que se destacam as “Obras Completas de Mão Tsé Tung” em colaboração com Gentil Viana. Colabora regularmente com artigos de opinião e revistas de Cabo Verde, Portugal, França, Suécia e Noruega.

Autor: Onésimo Silveira
Fotografia da Capa: Homem Cardoso

Editor: Edições Colibri
Ano de edição: 2005

(fonte: IBNL)

Sem comentários: