CABO VERDE 30 ANOS DE CULTURA


1975 - 2005

(...) Em Cabo Verde, a independência e o desenvolvimento têm selo da cultura, da educação e da cidadania. Temos o orgulho do caminho andado e temos a certeza que novos caminhos do desenvolvimentose vão abrir-nos pela frente. Temos ainda a certeza que esses novos caminhos só serão possíveis se conseguirmos realizar um verdadeiro casamento entre a cultura, a educação e a cidadania.

Uma cidadania formada e informada com base na cultura, na ciência, na história e no ambiente nacionais e internacionais, é um dos maiores trunfos para um desenvolvimentohumano de qualidade e para uma sã e enriquecedora competiçãono mercado da globalização. Uma cidadania formada e informada sabe valorizar as heranças culturais, os caminhos trilhados, os méritos e os deméritos, os hérois e heroínas, as referências ambientais, as transformações conseguidas, o desenvolvimento arquitectado e construído.

Uma cidadania formada e informada sabe negociar nos palcos mundiais das grandes decisões; sabe competir com a qualidade do seu produto nos mercados exigentes da globalização; sabe ainda o valor e o segredo da auto-sustentabilidade, a todos os níveis: na arte, na economia e na política.

Uma cidadania formada e informada é o garante e a condição da certeza que temos futuro, isto é, de um desenvolvimento de qualidade e auto-sustentado.
Manuel Veiga


Preambulo: Pedro Pires, Presidente da República e Manuel Veiga, Ministro da Cultura
Prefácio: Filinto Elísio Correia e Silva
Capa: Pintura de Kiki Lima

Editor: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro (IBNL)

Sem comentários: