A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA CIDADE VELHA


Ilha de Santiago - Cabo Verde

No prefácio, DANIEL A. PEREIRA refere-se à visita feita à cidade de Goré no Senegal e da consequente tomada de consciência "da necessidade da promoção nacional e internacional da actual Cidade Velha, antiga cidade da Ribeira Grande, berço da nossa Nação, que bem merece ser considerado, igualmente, património universal, pela função que desempenhou ao longo da sua história. Uma promoção tendente a atrair mais pessoas, interessadas, assim, pela cultura e importância histórica insuspeitada, para muitos, deste pequeno país saheliano de ilhas feito." Por isso, o livro foi editado em cinco línguas.
Daniel Pereira salienta a seguir: "Promover, porém, o sítio em bases científicas, utilizando para tanto os conhecimento que deixam entrever, claramente, a verdadeira dimensão, o papel, a importância e o valor do ponto de vista da realidade histórica do que é hoje uma bela aldeia, mas já foi um importante burgo, cuja ilha de localização geográfica, Santiago do Cabo Verde, era referenciada em todos os mapas do Mundo então conhecidos dos séculos XV e XVII."

Autor: Daniel A. Pereira

Editor: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro
Ano de edição: 2004
Patrocínio: Presidente da República / Assembleia Nacional / Ministério da Cultura e do Desporto / Câmara Municipal da Praia
Financiamento: AECE (Agéncia Española de Cooperación Internacional)

(fonte: Ernestina Santos)

Sem comentários: