TERRA DA PROMISSÃO


No prefácio, Arnaldo França salienta que, além da docência que "transvazava as fronteiras dos manuais escolares e despertava nos discípulos a compreensão do dito shakesperiano de que há mais mundos", a escrita é a faceta primordial da personalidade do autor, "sempre dedicado à literatura, quer como crítico quer como ficcionista".

ANTÓNIO A. GONÇALVES estudou no Seminário de São Nicolau e aos 18 anos veio para Lisboa, onde cursou História e Filosofia e consolidou uma sólida formação cultural através de "um contacto permanente com a literatura e o jornalismo de línguas portuguesa e francesa e também de traduções dos grandes nomes da narrativa russa do séc. XIX." Regressou aos 38 anos a Cabo Verde, onde desenvolveu vários ensaios literários, não se coibindo de salientar a "singularidade identitária do homem cabo-verdiano, por isso rebelde a uma política assimilatória", assim como uma extensa obra ficcionista onde imprime o "sentido trágico da existência" que deriva da constatação do autor que "o cabo-verdiano... transporta consigo a funda apreensão da estiagem possível".
Arnaldo França cita um dos personagens do autor que diz "Estás longe da tua terra há muitos anos. Vai ver se a tua alma está no lugar em que a deixaste", para incitar o leitor: "Que as narrativas de António A. Gonçalves, longe, na incerteza ou na impossibilidade do regresso, te tragam, com a sua leitura, a Terra da Promissão".

Autor: António Aurélio Gonçalves

Editor: Editorial Caminho
ISBN: 972-211-510-3

(fonte: Ernestina Santos; BMLx - Orlando Ribeiro)

Sem comentários: