TESTEMUNHO DE UM COMBATENTE


A saga daqueles que na clandestinidade desbravaram o caminho que conduziria ao 5 de Julho de 1975 está ainda por contar. E no entanto, ela é uma parte da História de Cabo Verde que corre o risco, se não de perder-se, pelo menos de grandemente ser descaracterizada pela patina do tempo, com graves prejuízos para os jovens e vindouras gerações que, desse modo, poderiam ficar na ignorância de importantes marcos referenciais.
Com a re-publicação de Testemunho de PEDRO MARTINS o Centro Cultural Português inicia uma Colecção de Documentos para a História de Cabo Verde que pode vir a revelar-se uma fonte de conhecimentos de grande utilidade para aqueles que vierem a debruçar-se sobre a História deste país.
Devidamente situado na época a que se refere, o Testemunho de um Combatente é o relato autobiográfico de um jovem, que aos 16 anos, adere à luta clandestina do PAIGC. Em 1970 é preso, torturado pela Pide e encerrado, sem julgamento, no Campo de Tarrafal. Libertado a seguir ao 25 de Abril de 1974, participa na vida política do país até à altura em que, desencantado com a luta interna pelo poder, entre os militantes da luta armada, os militantes da luta clandestina e os chamados trotkistas, resolve afastar-se da cena política.
Neste Testemunho voltamos a reencontrar a coragem, a ingenuidade, o idealismo e até linguagem do jovem revolucionário dos anos 60, na sua luta pelos “amanhãs que cantam”.

Autor: Pedro Martins

Editor: Instituto Camões; Centro Cultural Português Praia-Mindelo
Colecção: “Documentos para a História de Cabo Verde”
Ano de edição: 1995

Sem comentários: