MANUEL LOPES


Rotas da vida e da escrita

O nome da Manuel Lopes é já familiar entre os escritores lusófonos. Há contudo, em volta do seu nome, uma aura, não só de mérito literário, mas de cidadão que, ao longo de uma vida inteira, construiu e reconstruiu, sem cessar, espaços preciosos para a identidade cabo-verdiana. O drama da população cabo-verdiana, os flagelos das secas e da fome, atinge na obra de Manuel Lopes um momento alto, quer se fale de vida ou de literatura.

Este volume, modesto como o autor que se propõe dar a conhecer, é um gesto de homenagem simbólico, onde se reuniram testemunhos fotográficos e uma extensa entrevista ao autor, introduzidos por uma biografia e depoimentos de personalidades várias, cuja postura traduz, de forma inequívoca, a solidariedade incondicional de Portugal e de Cabo Verde em torno desta figura emblemática.
Com a recolha destes elementos e a sua apresentação nestas Rotas da Vida e da Escrita, o Instituto Camões junta a sua voz aos intelectuais que, de há longa data, reconhecem no nome de Manuel Lopes um dos mais importantes pilares da edificação de uma rota de caboverdianidade.

Autores: António Loja Neves e Maria Armandina Maia

Edição:Instituto Camões
Ano de edição: 2001
ISBN: 972-566-221-0

(fonte: Ernestina Santos)

Sem comentários: