ASPECTOS EVOLUTIVOS DA MÚSICA CABO-VERDIANA


O diplomata de carreira, Manuel de Jesus Fortes Tavares da Cruz Silva, lançou no dia 14 de Dezembro de 2006, no Auditório do Centro Cultural da Embaixada de Portugal, na Cidade da Praia, a obra Aspectos Evolutivos da Música Cabo-Verdiana que, além de periodizar as várias etapas que conheceu a música de Cabo Verde - os períodos eugeniano, beleziano, da mundialização da música de Cabo Verde, dos instrumentos eléctricos na música cabo-verdiana, da pré-independência de Cabo Verde, da nova geração e o regresso às origens e da moderna música cabo-verdiana - aborda, de uma forma geral, os diversos géneros da música cabo-verdiana, propondo uma reflexão em torno de questões como a sua origem, o contexto social do seu desenvolvimento e a caracterização musical e instrumental actual, exemplificados com 42 (quarenta e duas) canções elucidativas e respectivas transcrições musicais, e ainda anexos com o registo de todos os tocadores de alguns instrumentos tradicionais - violão, gaita, cimboa e violino -, bem como uma enumeração de grupos musicais fundados por cabo-verdianos, no país e na diáspora, ao longo do século XX.

A obra foi galardoada com o prémio “Sena Barcelos” instituído pelo Instituto Camões e a Associação Nacional dos Escritores de Cabo Verde, “com o objectivo de estimular a reflexão sobre temáticas de interesse no espaço da CPLP, incentivar o surgimento de novos escritores e promover a Língua Portuguesa como ferramenta de trabalho científico”. Instituído em 2005, distingue, anualmente, uma obra original em Língua Portuguesa de um cabo-verdiano, tendo como referência a História e Cultura de Cabo Verde.

O autor é natural de Calheta da Ilha do Maio e passou parte da sua infância em Pedra Badejo, Concelho de Santa Cruz, onde o pai exercia funções docentes, e onde também iniciou e finalizou a instrução primária. Fez os estudos secundários na Cidade da Praia e licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui ainda o Curso de Administração e o Curso de Formadores em Administração Pública Local para os PALOP além de várias outras formações de capacitação nos domínios sobretudo da Administração.
Músico multinstrumentalista - toca violão, violino, cavaquinho, piano - e é investigador da música tradicional cabo-verdiana.
Mafaldo Carvalho

Autor: Manuel de Jesus Tavares

Editor: Centro Cultural Português / Instituto Camões - Praia
Ano de edição: 2006

Sem comentários: