CABO VERDE: OS BASTIDORES DA INDEPÊNDENCIA


Lançado em 1997, Cabo Verde, Os Bastidores da Independência é o primeiro livro de José Vicente Lopes, no qual o autor investiga e narra o processo da independência e, em seguida, da construção do Estado naquele país africano de língua oficial portuguesa. A obra em apreço é construída a partir de entrevistas com mais de 100 personalidades cabo-verdianas, guineenses e portuguesas, através de um confrontar de percursos e depoimentos, entremeados com fontes documentais e bibliográficas. A presente edição surge revista e melhorada, isto é, com novos dados e peças documentais que em muito enriquecem a anterior.

JOSÉ VICENTE LOPES nasceu na Cidade do Mindelo, Cabo Verde, em Outubro de 1959. Profissional de imprensa, licenciou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, em Dezembro de 1986.
Entre outras funções desempenhadas, foi editor de Cultura e de Economia no “Voz di Povo”, de 1987 a 1992, altura em que o mesmo jornal foi extinto. Antigo colunista do jornal “Terra Nova”, é actualmente membro da equipa redactorial de “A Semana” e correspondente em Cabo Verde da BBC e do jornal “Público”. Em 1994 foi-lhe atribuído o Prémio Jornalista do Ano pelas crónicas em “A Semana”, no ano anterior.
Foi o primeiro presidente da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), de 1990 a 1994. É também autor de ensaios culturais e políticos publicados na imprensa cabo-verdiana (“Ponto & Vírgula”, “Fragmentos”, “Pré-Textos”, “Anais”, etc.) e estrangeira (Portugal, França, Dinamarca, Áustria), bem como de comunicações sobre jornalismo e política apresentadas em conferências e encontros realizados em Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Macau e Brasil.

Autor: José Vicente Lopes
Capa: Mário Lúcio Sousa

Editor: Spleen edições – Cidade da Praia
Ano de edição: 2002 (2ª)
Patrocínio: Fundo Autómono para Iniciativas Culturais

(fonte: BMLx - Palácio Galveias)

Sem comentários: