CULTURA CABOVERDEANA


Ensaios

Datados da segunda metade da década de 50, os “Ensaios de Gabriel Mariano, agora reunidos em livro (“Cultura Caboverdeana – Ensaios”), tiveram como objectivo essencial o repúdio pela situação colonial então vivida em Cabo Verde.
Duas espécies de temas ensaísticos coexistem nesta obra de Gabriel Mariano:
Ensaios de índole sociológica sobre a formação da sociedade caboverdeana, os quais põem acento tónico na miscigenação das etnias e no papel do mulato como mestre da floração da cultura de Cabo Verde; e ensaios literários sobre os poetas caboverdeanos Jorge Barbosa, Eugénio Tavares e Osvaldo Alcântara, os chamados “poetas da inquietação” (amorosa, marítima e social).
O autor, que ao tempo frequentava a Faculdade de Direito de Lisboa, breve se deu conta de que escrever para publicar acarretava riscos quer para a liberdade física, quer para a liberdade moral. Daí, por consequência, a necessidade de circunlóquios, de eufemismos, etc…
Entendeu Gabriel Mariano que não deveria “actualizar” a linguagem dos “Ensaios”, pois assim eles valem como retrato de uma época em que se tinha de recorrer a meias palavras para denúncia da situação degradante então vivida em Cabo Verde, sua “pequena e querida pátria”.

Autor: Gabriel Mariano

Editor: Vega
Colecção: Palavra Africana
Ano de edição: 1991

(fonte: BLx – Camões)

Sem comentários: