TEMPOS DA MORAL MORAL


VASCO MARTINS, compositor caboverdiano de sabidos méritos (basta que se diga que compartilhou as suas aspirações com Fernando Lopes-Graça), certamente que será surpresa (e grande) para quem o descobrir como romancista através do seu título Tempos da Moral moral.
Que tema o desta obra? Basta que o enunciemos para que a atenção do leitor desperte em todos os sentidos: trata-se de uma história situada no futuro-presente, num mundo em que ser honesto é sinónimo de idiota, poeta sinal de ingénuo, humanista igual a ultrapassado – e em que a moral é tida como pensamento arcaico e isento de qualquer préstimo.
Ma que o leitor se não desnorteie, pois que o pano de fundo do romance também admite pela máxima de Jung desta maneira expressa: “Deixemos de nos conduzir na vida só pelos critérios do dinheiro e do poder, pois o importante é a paz do espírito.”
Não se creia, no entanto, que estamos face a um romance de princípios morais, herméticos e religiosos. É um romance que, pela intuição de Vasco Martins, uma intuição presente e futura, se insere no século XXI…

Autor: Vasco Martins

Editor: Vega
Colecção: Palavra Africana
Ano de edição: 1996
Patrocínio: UCCLA

(fonte: BMOeiras)

1 comentário:

onde comprar: disse...

Editora NOVA VEGA
www.novavega.pt

Apartado 4379 - 1503 Lisboa
Tel. 217 781 028 - Fax 217 786 295
e.mail: vendas@novavega.mail.pt