CABO VERDE DAS HESPERIDES


O escritor e poeta, FILINTO ELÍSIO, acaba de colocar mais um livro nas bancas, intitulado Das Hespérides, depois do seu lançamento, sexta-feira, 19, na Biblioteca Nacional da Cidade da Praia.
Trata-se de uma obra que reúne um conjunto de ilustrações fotográficas, infográficas, documentação narrativa, sobre vários aspectos de Cabo Verde, assumindo-se como uma miscelânea de versos e prosas, numa linguagem descritiva, explicativa, simbólica e transfigurada.
De acordo com o autor, o livro tem a preocupação estética de enriquecer a nossa bibliografia nacional, convidando-nos a uma viagem pelo Arquipélago, ciente de que a obra tem em cada letra uma ilha de Cabo Verde.
Acrescenta ainda que, a essência da obra baseia-se num “mito hespiritano” – o Jardim das Hespérides –, plantado pela Deusa Hera, muito famoso pelas suas maçãs de ouro. E justifica: “ esse mito está presente nas várias obras poéticas cabo-verdianas, pelo que não estou a ser original. A percepção dos poetas cabo-verdianos tem sido de certa forma, resgatar as espécies das Hespérides”.
No dizer do próprio autor, “este livro é uma homenagem ao poeta José Lopes. Sempre foi meu sonho falar um dia desse poeta, que cantou Cabo Verde na sua forma mais sensual e mitológica”.

Autor: Filinto Elísio

Editor: Universal Frontier

(fonte: CMP)

Sem comentários: