POSTAIS ANTIGOS DE CABO VERDE


Prefácio Abertura
Capítulo I - A Ilha de S. Vicente
Capítulo II - A Ilha de Santiago
Capítulo III - As outras Ilhas
Capítulo IV - O povo e a cultura cabo-verdiana

A edição de bilhetes postais em Cabo Verde foi, no contexto do antigo ultramar português, fértil, variada e particularmente intensa nos primeiros vinte e cinco anos deste século.
O Porto Grande da ilha de S. Vicente desempenhava à época um papel fulcral no apoio aos vapores e respectivas tripulações e passageiros que atravessavam o Atlântico, ao mesmo tempo que a diáspora cabo-verdiana se espalhava por três continentes. Razões de sobra para que se registasse uma considerável difusão do postal ilustrado com as visões do arquipélago, que hoje constituem valiosa e imprescindível matéria-prima para historiadores e outros tipos de pesquisadores sobre a jovem nação lusófona.
[...] Nos exemplares que escolhi para documentar a cartofilia do arquipélago figuram, a par das inevitáveis visões das cidades, com os seus largos e jardins, escolas, comércios e hotéis, algumas imagens de actividades e de ocupações marcantes na sociedade local: é o caso do povo na procissão, acolhendo no cais o novo governador ou observando as manifestações republicanas; a aprumada postura dos comerciantes no seu estabelecimento ou de presumíveis funcionários dos serviços alfandegários e postais; os jogos populares como o "banco de ouri" ou as tarefas agrícolas como o tradicional "trapiche" para moer a cana de açúcar.
Se tiver postais do antigo Ultramar e quiser vendê-los agradecemos que entre em contacto jloureiro@postaisultramar.com.pt

Autor: João Loureiro

Ano de edição: 1998
Patrocínio: Fundação Macau

(fonte: Memória Portuguesa de África e do Oriente)

Sem comentários: