O PROCESSO DE HERMANO DE PINA


Subsídios para a história da fome e não só, em Cabo Verde

"O martírio maior eram ainda os socorros que chegavam tarde e sonegadamente. Só depois de declarada a fome é que "pintavam" os celebérrimos trabalhos de estrada de que nos fala o livro “Flagelados do Vento Leste” de Manuel Lopes, para os quais se despachavam os mais carenciados e debilitados, mal podendo manejar as enxadas e as picaretas.
.....

Foi, pois, num desses contextos horrorosos que Hermano de Pina foi acusado de criminosa negligência em 1942, na ilha do Fogo. A leitura da sua defesa elucidará o leitor à cerca da gravidade da situação em que então se vivia, da inépcia do governo face a tão magna calamidade e ainda da aleivosia asquerosa dos acusadores. O então Chefe de Serviços de Saúde, por dever do ofício, limitou-se a cumprir com o despacho do Governador, remetendo a respectiva nota da culpa ao arguido, retirada da queixa dos citados esbirros que quiseram encontrar um bode expiatório para o que se estava a passar. Auschwitz, Dachau, Bukenwald, não foram decerto piores campos de concentração do que a ilha do Fogo, em 1940-42."
Henrique Teixeira de Sousa

"Todas estas moléstias são por falta de alimentação ou melhor - FOME. Os doentes que apareciam por toda a parte eram os representados nas figuras do meu documentário fotográfico. Vossa Excelência poderá encontrar ainda vagueando pelas ruas da cidade e pelos sítios dos trabalhos públicos outros pobres desgraçados da laia dos que representam tais fotografias.
.....

Pois eram esses famintos que o meu acusador esbofeteava, chicoteava quando lhe aparecia a aura de impulsividade. Até que um belo dia bateu numa velhota de 76 anos, leprosa, que ripostou com uma cacetada na cabeça do meu Ilustre Acusador. Foi um escândalo! E valeu-lhe a fraqueza da velha lázara porque de contrário hoje já não existia! Toda a cidade de São Filipe, sabe deste facto."
In "O Processo de Hermano de Pina"

Autor: Hermano de Pina
Prefácio: Teixeira de Sousa
Organização : Arsénio de Pina

Editor : Ilhéu Editora, Cabo Verde
Ano de edição: 1992

(fonte: Carlota de Barros)

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
seria possível dizer-me onde encontro este livro?
Obrigada
Inês

Livro di Téra disse...

Para a obtenção desta obra tente através do seguinte contacto: Carlota Alves - carlotabarros@yahoo.com.br.
Cumprimentos
BMF