De início ao fecho, esta narrativa prende-nos pela notável capacidade do narrador em nos conduzir ao encontro com o inesperado, com o fenómeno da criação genesíaca - do homem, o inferno e o paraíso -, numa sucessão de tempos e magia, explorados até ao limite da fantasia, da ficção e da criação literária.
De linguagem acessível, Os Avatares das Ilhas, traz novas “cores” ao discurso ficcional cabo-verdiano, pela estrutura complexa do seu enredo, aliada à permanente criatividade de cenários, um exemplo de amadurecimento da Literatura Cabo-verdiana contemporânea. Agradável à leitura, não se propõe a uma leitura rápida, isto é apressada, mas ao prazer, à descoberta da dimensão estética da arte literária. Arte superior de contar que cabe aos leitores avaliar…
Fátima Fernandes, Prof,ª de Literatura Cabo-verdiana no ISE
DANIEL Euricles Rodrigues SPÍNOLA nasceu em Ribeira da Barca, concelho e freguesia de Santa Catarina da Ilha de Santiago de Cabo verde.
Cursou Língua e Literatura Portuguesa no Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário da cidade da Praia, Cabo Verde, e Licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi professor de língua e literatura portuguesa nos liceus da Praia, da Achada de Santo António, da Várzea e de Santa Catarina, tendo ainda leccionado na Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Havana e na Guiné-Bissau aos voluntários do Corpo da Paz.
...
Foi membro fundador do Movimento Pró-Cultura, e da Associação de Escritores Cabo-verdianos (AEC), na qual teve a função de membro do conselho coordenador e responsável pelo Departamento de Actividades Culturais. É membro e Secretário Executivo da Sociedade Cabo-verdiana de Autores – SOCA.
Com colaboração dispersa em vários meios de informação e divulgação, nos domínios de prosa, poesia, ensaios, reportagens e entrevistas, já publicou nos jornais Voz di Povo, Tribuna, A semana, Novo Jornal e Jornal Horizonte, tendo sido director da revista Pré-Textos, da Associação dos Escritores Cabo-verdianos, e editor da revista Emigrason, do Instituto de Apoio aos Emigrantes e do Caderno Cultural do jornal Horizonte, para além de ter pertencido à direcção das revistas Seiva e Fragmentos.
...
Já publicou, de entre outros, os seguintes livros de referência: Lágrimas de Bronze, ficção, EA, Praia –1991 (3ª edição – 2006); Na Kantar di Sol, poesia, EA, Praia –1991; Adon y Éva, poemas, ICLD, Praia – 1999; Infinito Delírio, poemas, IBNL, Praia – 2002; Evocações, ensaios, IBNL, Praia – 2004; Vagens de Sol, poemas, IBNL – 2005; Lagoa Gémia, contos em crioulo, Spleen-edições, Praia – 2006 e Ámen Na Nha Xintidu, poemas em crioulo, EA, Praia – 2006.
Enquanto artista plástico, já expôs em Cabo Verde – Centro Cultural Francês, 1998; Palácio da Cultura, 2002 e 2006; Câmara Municipal da Praia, 2006; na Áustria: Afro-Asiatischen Institut Graz, 2003, Viena: Institut für Romanistik – Universität Wien, 2001; e Associação Amizade Áustria Brasil, 2004.
Foi distinguido pelo Governo de Cabo Verde, em 2005, com o 1º grau da Medalha de Mérito, em reconhecimento pelo seu especial mérito demonstrado no domínio da cultura; e em 2007 foi distinguido pela Câmara Municipal da Praia com uma medalha de mérito enquanto escritor.
Autor: Danny Spínola
Editor: Spleen-edições
Ano de edição: 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário