GALO CANTOU NA BAÍA E OUTROS CONTOS


MANUEL LOPES é um dos nomes mais destacados da literatura cabo-verdiana.
Nasceu em São Vicente em 1907. Ainda criança, e após terminada a instrução primário, prosseguiu os seus estudos em Coimbra. Em 1923 estava de novo em Cabo Verde. Publicou os seus primeiros trabalhos literários no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro. Colaborou nos jornais Notícias de Cabo Verde e Ressurgimento.
Em 1936 fez parte do grupo de escritores que fundou a revista Claridade, com a qual nasceu o primeiro movimento literário cabo-verdiano.
Poeta e ensaísta, notabilizou-se, contudo, pelas suas obras de ficção, de que se destacam Chuva Braba (1956, Prémio Fernão Mendes Pinto – “uma pequena obra-prima”, segundo Vitorino Nemésio -), Galo Cantou na Baía (1959, Prémio Fernão Mendes Pinto), e Os Flagelados do Vento Leste (1960, Prémio Meio Milénio do Achamento de Cabo Verde).

A presente colectânea reúne alguns dos melhores contos do autor e, por que não dizê-lo, da literatura de língua portuguesa. Com os seus personagens de vigorosa personalidade, vivendo enredos de forte carga simbólica, relatados numa linguagem simultaneamente densa e subtil, estes contos de Manuel Lopes proporcionam ao leitor uma forte emoção. O primeiro deles, Galo Cantou na Baía, publicado pela primeira vez em 1936, marca, na opinião de Russel Hamilton, o nascimento da moderna prosa narrativa de Cabo Verde.
Autor: Manuel Lopes

Editor: Editorial Caminho
Ano de edição: 1998 (2ª)

(fonte: Fnac; BMLx - Camões)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom Trabalho na divulgaçao de tudo que tem a ver com o Amilcar Cabral(Pai da Minha Terra:Guinè-Bissau e Cabo Verde)
http://fidjusdiguine-bissau.blogspot.com


Dj-Abu