OS FLAGELADOS DO VENTO LESTE


MANUEL LOPES é natural de S. Vicente (Cabo Verde). Daí a razão e clima de toda a sua obra, na qual nos informa e transmite a tragédia do ilhéu renegado pela terra que se lhe recusa, solicitado pelo mar cuja serena imensidade o fascina, mas sempre hesitante em deixar as desilusões do dia a dia por troca de oferecidos e vagos favores que de além lhe são acenados. A presente obra será uma consagração definitiva dum escritor que podemos situar entre os grandes ficcionistas contemporâneos.

Capa: Vespeira

Editor: Ulisseia
Ano de edição: 1960



"Há quem tenha posto em dúvida a possibilidade de um romance português de categoria universal. Traduzam este romance e verificaremos se interessa menos lá fora do que o melhor de Jorge Amado, Lins do Rego ou Graciliano Ramos. A mim interessa mais: responsabiliza-me pessoalmente. Não será ele português?"

Oscar Lopes, 1972

Capa: Victor Mesquita

Editor: Edições 70
Colecção: Autores de Cabo Verde
Ano de edição: 1987


“Agosto chegou ao fim. Setembro entrou feio, seco de águas; o sol peneirando chispas num céu cor de cinza; a luminosidade tão intensa que trespassava as montanhas, descoloria-as, fundia-as na atmosfera espessa e vibrante. Os homens espiavam, de cabeça erguida, interrogavam-se em silêncio. Com ansiedade jogavam os seus pensamentos, como pedras das fundas, para o alto. Nem um fiapo de nuvem pairava nos espaços. Não se enxergava um único sinal, desses indícios que os velhos sabem ver apontando o dedo indicador, o braço estendido para o céu, e se revelam aos homens como palavras escritas.”

A história:
Uma ilha inóspita em que a seca atravessa a paisagem, as vidas e as entranhas daqueles que vivem da terra e que olham para o céu que todos os dias é de uma angústia azul. Vidas esmagadas pelas forças da Natureza, homens que procuram a chuva em fiapos de nuvens esquecidas pelo vento.


Editor: Vega Editora
Colecção: Palavra Africana

1 comentário:

onde comprar: disse...

Editora NOVA VEGA
www.novavega.pt

Apartado 4379 - 1503 Lisboa
Tel. 217 781 028 - Fax 217 786 295
e.mail: vendas@novavega.mail.pt