ULI-ME LI!


"A criança tem o direito de ser autodeterminada. A isto ripostamos que, se não for impedida de conservar as suas coisas, de correr na rua, de trepar às árvores, etc., correria o risco de se magoar. Mas, como é que nós, adultos, deixamos a criança viver em quartos ou num ambiente onde possa ferir-se? A falta é nossa e não dela, caso parta objectos."
.....
"Só há duas razões pelas quais não devemos conceder a uma criança todo o direito de decidir por ela própria: a possibilidade e o perigo que representa o ambiente em que vive e nós próprios, pois tratamo-la da mesma maneira que nos trataram quando éramos pequenos."
In "Uli-me Li!"

ARSÉNIO Daniel Fermino DE PINA, pediatra e médico de saúde pública aposentado dos Serviços de Saúde de Cabo Verde e da OMS.
Tem colaboração diversa de índole profissional, social e política em vários jornais, revistas nacionais e estrangeiras e vários livros publicados:"Uli-me li!" - Edição de Autor, Mindelo 1999; "Fi D Cadon!" - Ed.de Autor, Mindelo 1999; "Você Falou em Economia de Bazar?" - Ed. de Autor, Mindelo 2000; "Mania de Pensar" - Ed. de Autor, Mindelo 2001; "O Cérebro, Esse Orgão Perigoso" - Ed. de Autor, Mindelo 2002; "Coisas do Djunga!" - Ed. de Autor; "Quel Canapé de Tr3s Pé" - Ed. de Autor, Mindelo 2005; "Reflexões e Factos Diversos" - Ed. de Autor - Mindelo 2007.

Autor: Arsénio de Pina

Editor: Autor, Mindelo
Ano de edição: 1999

(fonte: Carlota de Barros)

Sem comentários: